diversos movimentos
1. Diversos tipos de Movimentos
Movimento reflexo: O movimento reflexo é independente de nossa vontade e normalmente só depois de executado é que tomamos conhecimento dele. È uma reação orgânica após a uma excitação sensorial. O estímulo é captado pelos receptores sensoriais do organismo e levado ao sistema nervoso. De lá provoca direta e imediatamente uma resposta motora. Movimento automático: O movimento automático depende da aprendizagem, da história de vida e de experiências próprias de cada um. Depende, portanto, do treino, da prática e da repetição. A aquisição de automatismos é importante porque propicia formas de adaptação ao meio em que vivemos com uma economia de tempo e esforço, pois não se exige muito trabalho mental. Movimento voluntário: Como já diz o próprio nome, o movimento voluntário depende de nossa vontade. No movimento voluntário, portanto, há primeiramente uma representação mental e global do movimento, uma intenção, um desejo ou uma necessidade e, por último, a execução do movimento propriamente dito. O ato voluntário é sempre aprendido e é constituído por diversas ações encadeadas.
Incluindo outros tipos relacionados a medicina corporal Flexão, Extensão, Abdução, Adução, Rotação medial, Rotação Lateral, Pronação, Supinação Everção Inversão.
2. Importância
Entender as características dos movimentos e conhecer os seus variados tipos é fundamental para a intervenção do educador ou treinador. É certo elaborar um programa individualizado de treinamento e aprendizado de forma eficaz, saber que, conforme a maturidade e compreensão corporal do movimento, este pode ganhar outros status em sua reprodução. Os movimentos estão sempre impregnados de um saber corporal e cultural, e são cheios de significados, portanto, devem ser entendidos como uma forma de linguagem corporal permeada de voluntariedade