Diversos animaçao
Escola superior de Turismo e Tecnologia do mar de Peniche
Curso: Animação Turística – 3ºAno
Unidade Curricular: Inovação e Empreendedorismo
Ano lectivo: 2012/2013
Plano de
Negócios
Índice:
Introdução 3 Como usar um Plano de Negócios 4 Benéficos do plano de negócios 5 Os erros mais comuns cometidos ao montar um plano de negócio 6 Plano de Negócios 7 O Mercado Subjacente 9 A Nova Ideia e o seu Posicionamento no Mercado 10 O Projecto / Produto / Ideia 11 Pontos críticos no desenvolvimento do projeto 12 Estratégia Comercial 13 O Produto / Serviço 15 A Produção 16 Projeções Financeiras 17 Gestão e controlo do negócio 18 Investimento necessário 19 Conclusão 20
Introdução
Um plano de negócio é um documento que descreve por escrito os objetivos de um negócio e os passos que devem ser dados para que esses objetivos sejam alcançados, diminuindo os riscos e as incertezas. Permite identificar e restringir os seus erros no papel, em vez de cometê-los no mercado. A sua preparação é um grande desafio, pois exige persistência, compromisso, pesquisa, trabalho árduo e muita criatividade. O plano irá orientar na busca de informações detalhadas sobre o ramo, os produtos e serviços que irá oferecer, os clientes, os concorrentes, os fornecedores e, principalmente, sobre os pontos fortes e fracos do negócio, contribuindo para a identificação da viabilidade na ideia e na gestão da empresa.
Este trabalho foi-nos proposto no âmbito da Unidade Curricular “Inovação e Empreendedorismo” e tem como principal objetivo explicar, sucintamente, como elaborar um plano de negócios para uma empresa.
Como usar um Plano de Negócios
A maioria das pessoas pensa num plano de negócios como algo necessário para começar uma empresa, candidatar-se a um empréstimo ou para encontrar investidores. É verdade que ele é vital para tudo isto, mas serve para muito mais.
Preparar um Plano de Negócios é uma forma lógica e