Diversificando
Universidade Federal do Acre
De Corpo Inteiro-Entrevistas: o filme revive entrevistas conduzidas por Clarice Lispector
Dirigido por Nicole Algranti, o filme “De corpo inteiro – Entrevistas” é baseado no livro “Entrevistas” de Clarice Lispector. Ele relata, de maneira ficcional e descontraída, algumas entrevistas feitas pela escritora durante a época em que escrevia para algumas revistas.
Clarice é representada no filme por várias atrizes renomadas, como Aracy Balabaniam e Letícia Spiller. Cada uma delas mostra, de maneira particular, as diversas “Clarices” que habitavam em uma só. Cada olhar, cada gesto, a maneira como dialogava com cada entrevistado, revelam não somente sua sensibilidade para lidar com cada um deles, mas também a pessoa inquieta e misteriosa que era.
É interessante observar que o filme atenta para os detalhes, principalmente no modo como a escritora se portava em cada entrevista, demonstrando sua personalidade ímpar. Em alguns momentos era uma pessoa séria e pensativa, em outras, uma Clarice mais despojada e risonha, como em sua entrevista com o amigo e escritor Fernando Sabino. Mais do que um jogo de perguntas e respostas, Clarice buscava compreender o outro e se enxergar neles, tanto que ela questiona, mas também responde, se expressa.
Além disso, podemos perceber que cada pergunta sobre a visão que tinham sobre a vida, morte, amor, entre outras, era também um modo da mesma tentar responder suas próprias questões interiores. Durante todo o filme se nota o diálogo contínuo com o outro (eu sou porque o outro me vê).
É importante ressaltar que o filme revela alguns traços de Lispector como jornalista. Apesar da sua subjetividade, em muitas entrevistas com escritores, músicos e outras figuras do cenário cultural da época, Clarice consegue desdobrar o indivíduo, investiga, preocupa-se em apurar verdadeiramente os fatos.