DIVERSIDADES
A diversidade na nossa sociedade é um grande desafio que se faz presente, principalmente na educação, pois nós como educadores, temos a tarefa de mostrar a diversidade como oportunidade para o aprendizado.
Para que possamos desempenhar melhor nosso papel de educadores em todas as áreas do ensino, temos que ter uma melhor compreensão de alguns conceitos muito marcantes em nossa sociedade. http://www.google.com.br/imgres?q=diversidade+historica&um=1&hl=pt-BR&biw=1280&bih=570&noj=1&tbm=isch&tbnid=7LZRX4EtYSBc5M:&imgrefurl=http://www.scielo.br/scielo.php%3Fscript%3Dsci_arttext%26pid%3DS0101-546X2003000300003&docid=fsUtRWnFSgFxRM&imgurl=http://www.scielo.br/img/revistas/eaa/v25n3/a03fig03.gif&w=343&h=335&ei=BZlsUbDvOofs9AS4tYGoBQ&zoom=1
Imagem retirada no dia 23.04.2013 – as 19:10H
Assim sendo, ao longo da história, na qual a colonização se fez presente, a escravidão, o autoritarismo e a recusa pelo negro como pessoa biologicamente e culturalmente de igual importância na sociedade, contribuíram para o sentido de inferioridade do negro brasileiro e a ideologia degenerativa do mestiço; Foram os mecanismos de dominação ideológica mais popular já produzido no mundo sendo um exemplo claro dos conceitos do Etnocentrismo na história e que permanecem ainda no imaginário social dos tempos atuais, o que dificulta a ascensão social do negro, pois este é visto como indolente e incapaz intelectualmente.
Segundo Mollica, “todas as línguas apresentam um dinamismo inerente, o que significa dizer que elas são heterogêneas” (2005, p. 9), ou seja, todo o sistema linguístico sofre mudanças significativas com passar do tempo. Com o português do Brasil, evidentemente, não é diferente, já que são sentidas as diversas diferenças entre as regiões do Brasil.
Desta forma, levando em consideração as diferenças sociais,