DIVERSIDADES: ÉTNICA, LINGUÍSTICA, DE GÊNERO E DE CLASSE SOCIAL
O que é diversidade?
O termo diversidade diz respeito à variedade e convivência de ideais variáveis em torno de um assunto concretos de faculdade, características ou elementos diferentes entre si, em determinado assunto, situação ou ambiente.
A ideia de diversidade está ligada aos conceitos de pluralidade, multiplicidade, diferentes ângulos de visão ou de abordagem, heterogeneidade e variedade. E, muitas vezes, também, pode ser encontrada na comunhão de contrários, na intersecção de diferenças, ou ainda, na tolerância mútua.
Tipos de diversidade
Na escola podemos encontrar vários tipos de diversidade como:
• Diversidade étnica;
• Diversidade linguística;
• Diversidade de gênero;
• Diversidade de classe social.
Diversidade étnica:
O Brasil é um país com grande diversidade étnica, sua população é composta essencialmente por três principais grupos étnicos: o indígena, o branco e o negro. Os indígenas constituem a população nativa do país, os portugueses foram os povos colonizadores da nação e os negros africanos foram trazidos para o trabalho escravo. Fonte:http://www.pragentemiuda.org/
Diversidade linguística: Fonte:http://www.almdasletras.blogspot.com
Falar em diversidade linguística é falar da riqueza cultural que representa nosso povo e entre o seu tesouro mais precioso está a nossa língua que da Portuguesa se diferencia muito a ponto de podermos dizer de coração aberto que possuímos genuinamente uma Língua Brasileira com seus dialetos regionais, seus sotaques, seu vocabulário próprio, em cada estado uma maneira de se expressar representando o calor humano e brasileiro de ser.
Diversidade de gênero:
A diversidade de gênero não refere-se apenas as diferenças entre homens e mulheres como sinônimo de sexo, nas ciências sociais e biológicas. Mas também as