Diversidades de Assuntos.
De acordo com o valor do IMC, tem-se a seguinte classificação:
Menor que 18,5 -> abaixo do peso
Entre 18,5 e 24,5 -> peso normal
Entre 20,0 e 29,9 -> sobrepeso
Entre 30,0 e 34,9 -> Obesidade Grau I ou leve
Entre 35,0 e 39,9 -> Obesidade Grau II ou moderada
Acima de 40,0 -> Obesidade mórbida
A obesidade mórbida é uma doença grave, qualificada como uma doença crônica multifatorial, ou seja, dura por longos períodos e está relacionada a vários fatores, tais como predisposição genética, desordens glandulares ou gastrintestinais, alterações nervosas e psicológicas, erros alimentares (comer em excesso, consumo elevado de açúcares e gorduras, mastigação rápida) e falta de exercícios físicos. Em mulheres, o período pós-parto e a menopausa contribuem para a retenção de gordura no organismo e podem levar à obesidade.
Essa doença pode ser a mola propulsora para o desenvolvimento de várias outras doenças e distúrbios de alto risco à saúde, como, por exemplo, Diabetes mellitus, hipercolesterolemia, complicações cardíacas, hipertensão arterial, problemas nas articulações (principalmente joelhos e coluna lombar, devido à sobrecarga de peso), apneia do sono, infertilidade em mulheres, impotência em homens, trombose venosa e depressão. Tais doenças muito favorecem a diminuição da expectativa de vida e a maioria delas não tem cura.
Além de lidar com as complicações de saúde, os obesos mórbidos estão rotineiramente sujeitos a outros problemas como discriminação, dificuldade para encontrar roupas com tamanho apropriado, dificuldades para realizar