Diversidade
GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL
IVONE SOUZA DA SILVA
PROJETOD INTEREVENÇÃO
DROGAS UM CAMINHO SEM RUMO
ITABERABA- BA
2012
IVONE SOUZA DA SILVA
PROJETOD INTEREVENÇÃO
DROGAS UM CAMINHO SEM RUMO
Trabalho apresentado ao Curso Superior em Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná. Para a disciplina Estágio Curricular obrigatório II, apresentado a professora: Adarly Rosana Moreira Goes.
ITABERABA-BA
2012
1. APRESENTAÇÃO O uso de drogas é um fenômeno sociocultural complexo, o que significa dizer que sua presença em nossa sociedade não é simples. Não só existem variados tipos de drogas, mas também são diferentes os efeitos por elas produzidos, e a adolescência, período marcado por mudanças e curiosidades sobre um mundo que existe. A adolescência é um momento especial na vida do indivíduo, nessa etapa o jovem não aceita orientações, pois está testando a possibilidade de ser adulto, de ter poder e controle sobre si mesmo. É um momento de diferenciação em que "naturalmente" afasta-se da família e adere ao seu grupo de iguais, se esse grupo estiver experimentalmente usando drogas, o pressiona a usar também. Ao entrar em contato com drogas nesse período de maior vulnerabilidade, expõe-se também a muitos riscos. O encontro do adolescente com a droga é um fenômeno muito mais frequente do que se pensa e, por sua complexidade, difícil de ser abordado. O projeto intervenção será desenvolvido no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), com o grupo do Pro Jovem Adolescente, com o objetivo de orientá-los sobre os aspectos e os efeitos colaterais das drogas no organismo do ser humano.
2. JUSTIFICATIVA
A necessidade de desenvolver o Projeto de Prevenção ao Uso de drogas entre os nossos jovens surgiu a partir da observação do estágio I no