DIVERSIDADE
Este trabalho tem como objetivo analisar de que forma a diversidade se apresenta nos diferentes setores sociais, discutir os conceitos e revelância da diversidade histórica, linguística e cultural, enfatizando os aspectos abrangentes, assim como a interação, respeito e valorização das diferenças.
A sociedade é diversificada, constituída por pessoas com interesses e identidade diferentes, apresentando assim, diferenças físicas, psicológicas, sociais e culturais, com imposições de padrões de beleza, de comportamento, de inteligência, não se enquadram a maioria da população causando desta forma atitudes e expressões sociais decorrente das diferenças percebidas.
Desde a antiguidade, a humanidade se depara com reações variadas a cerca das diferenças existentes entre si e os vários povos em contato. As quais constituem os aspectos culturais, físicos, costumes, linguísticas, que por sua vez, as explicações sobre esta diversidade humana ressaltam com mais ênfase os aspectos negativos dos “outros”, tendo como parâmetro as características positivas, físicas e culturais do povo sob cujo ponto de vista se pensava a diferença, chegando à maioria das vezes a negar a qualidade de humanos os demais povos. Estas são atitudes etnocêntricas, por julgarem e valorizaram ao máximo como as melhores, as corretas formas de viver, agir, sentir e pensar coletivamente.
A ideia de que existam povos superiores a outros, evidencia consequências marcantes no âmbito social como desigualdade, preconceito, violência, bulling, marginalidade e discriminação por raça, etnia, classe social ou deficiências físicas ou mentais, etc., tornando-se assim, necessário garantir uma interação harmoniosa das diferenças na sociedade, dando ênfase principalmente nas escolas.
DESENVOLVIMENTO
Ao longo da historia, as diferenças se faz presente nos âmbitos sociais, biológicos e culturais, alvos de explicação da escravidão, exploração e a dominação, fato notório e comprovado pela submissão e