Diversidade
13 Nov
Existe uma evolução da corrente de pensamento do Marketing enquanto área de gestão até aos nossos dias, que se inicia na década de 50, com a Óptica de Orientação e se desenvolve continuamente até hoje. Iremos analisar esta evolução de forma a introduzir posteriormente o Marketing Digital podendo assim, percepcionar como se evoluiu até esta ferramenta do século XXI.
Óptica de Orientação
Este novo conceito forma-se com a criação de uma nova mentalidade de abordagem aos mercados, decorrente do pós-guerra de 1939-45, altura em que o progresso económico encontra-se no seu auge.
Inicia-se a reconstrução da Europa com o Plano Marshall, que tinha como objectivo, desenvolver economicamente a Europa, de forma a potenciar as exportações americanas.
Com esta nova dinâmica, a Europa têm a sua fase de ouro, com um crescimento contínuo e sustentado durante 25 anos até á crise do petróleo em 1973.
A Óptica de Orientação é apresentada, como a primeira vez em que os gestores das empresas, começam a focar-se no consumidor, de forma a potenciar os seus produtos e a irem ao encontro destes. A Óptica de Orientação defendia que o marketing existia para se ter uma melhor visão do mercado, para que as empresas pudessem produzir produtos que satisfizessem as necessidades sentidas no consumidor. São introduzidos assim novos métodos de estudo do mercado que permitiam conhecer melhor os públicos-alvo das empresas. Com estes novos métodos, os gestores partiriam numa posição favorável de forma a servir melhor os seus clientes e as suas necessidades. Por volta desta altura, surgem individualidades ligadas ao mundo do marketing como William Stanto e Philip Kotler que começam a definir as variáveis estratégicas de marketing das empresas para intervirem no mercado, nomeadamente o Marketing-Mix, que consiste na definição estratégica do Produto, Preço, Distribuição e Venda e Promoção.
Esta forma de ver o Marketing (Óptica de Orientação) prolonga-se