Diversidade
Onde estão os talentos? Onde está a Gestão de Recursos Humanos?
Autoria: Amyra Moyzes Sarsur, Rosangela Rezende Pedrosa, Anderson de Souza Sant’Anna
Resumo
A preocupação apresentada por grandes empresas no que tange à atração, desenvolvimento e retenção de talentos foi o ponto de partida para a realização desta pesquisa.
Seu objetivo foi mapear experiências de empresas no mercado brasileiro, buscando subsídios para uma revisão das políticas e práticas no campo da gestão de talentos. A pesquisa foi calcada em levantamento bibliográfico sobre o tema, uma abordagem inicial qualitativa, através de entrevistas junto a profissionais de RH, ex-trainees e gestores/tutores dos mesmos, e survey realizado junto a empresas e profissionais considerados talentos pelas mesmas. A última etapa caracterizou-se por uma reunião técnica de discussão de resultados que subsidiou a elaboração do relatório final e propiciou a reflexão dos envolvidos sobre suas práticas em
RH. Constata-se, ao final, fragilidades na gestão de talentos, começando pela indefinição do termo “talento” e de características de seu perfil, passando pela carência de dados relativos ao seu turnover, além de lacunas quanto a políticas e práticas destinadas especificamente a esse grupo. Ressalta-se ainda o excesso de expectativas depositadas nestes profissionais, ainda que não haja contrapartida efetiva em termos empresariais e, em especial, a “indiferença” com que são geridos os “outros” profissionais não enquadrados nesta categoria.
1 Introdução
O artigo apresenta os resultados mais significativos de pesquisa realizada no decorrer de 2002, por uma instituição de ensino, por demanda de um grupo de grandes empresas, contando com a parceria de organização de consultoria especialista na condução de trabalhos deste conteúdo. A demanda emergiu pela percepção de que as empresas não vinham conseguindo reter seus talentos, apesar dos investimentos feitos na identificação e retenção.
Esta