Diversidade
PEDAGOGIA
FRANCISCA SILVA MENDES
DIVERSIDADE E SOCIEDADE
Esplanada-Ba
2013
FRANCISCA SILVA mENDES
DIVERSIDADE E SOCIEDADE
Trabalho apresentado ao Curso de Pedaogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas: Sociedade e diversidade no contexto educacional; Processo educativo no contexto histórico-filosófico; Comunicação e linguagem; Seminário I.
Profs. Okçana Battini; Fábio Luiz da Silva; Bernadete; Márcia Bastos; Lilian Salete A. M. Lima.
Esplanada-Ba
2013
INTRODUÇÃO
Se pararmos e olharmos à nossa volta de forma atenta vemos que, na sociedade em que vivemos, e mais precisamente nas nossas escolas é cada vez mais evidente confrontamo-nos com a diversidade étnica, linguística e social, e que pessoas de diferentes nacionalidades, convicções, valores, línguas e culturas habitam os mesmos espaços. Sobre a escola recai também a responsabilidade de acolher, de modo inclusivo, toda esta diversidade e de preparar os alunos e a sociedade para lidar positivamente com ela, através do contato com um leque variado de línguas e culturas que predisponha para viver com o outro de forma harmoniosa e salutar. A diversidade deve ser encarada como uma fonte de desenvolvimento e enriquecimento mútuo, incrementando o respeito pelos outros e a compreensão mútua.
DESENVOLVIMENTO
Diversidade histórica
Figura 1 – A diversidade observado no vasto território brasileiro
Disponível em: http://www.brasilescola.com/historiab/brasil-regional.htm
O Brasil é um país de rica diversidade étnica e cultural, embora muitos ainda tenham dificuldades em reconhecer tal situação, quando não a desconhecem quase que completamente. A sociedade brasileira tem, em sua composição demográfica, diferentes matrizes étnicas e dentre elas podem ser citados os negros, os migrantes de diversas procedências e os