DIVERSIDADE
Buscar a relativa existente entre preconceito cultural e o etnocentrismo, tendo por base a pesquisa mediante os conceitos teóricos aprendidos em sala de aula:
O etnocentrismo é colocar sua cultura no centro, gerando uma repulsa, no preconceito é a não aceitação, de cor, religião, vida social, outros. Pois, é na cultura que se encontra toda expressão de um povo é nessas expressões que o preconceito e o etnocentrismo ganha espaço, devido à falta de conhecimento em volta do desconhecido.
Nas aulas direcionadas a diversidade cultura, observamos que cada cor, objeto, rituais, valores, lendas e costumes em uma cultura existem um significado importante a esse povo. Em sala já tínhamos uma noção sobre preconceito e etnocentrismo, fizemos um trabalho divertido. Mas, a realidade é que somos uma sociedade preconceituosa, a não aceitação em relação ao outro, produz a violência que entristece o sentimento, e agride fisicamente nós seres humanos, mim pergunto em um país que há uma mistura de cultura e historia, em vez de nós orgulharmos de nossas raízes sentimos vergonha, e criticamos e agredimos a cultura do outro. Mesmo estudando sobre um passado que escravos trazidos por europeus, fazendo uma junção de culturas, pessoas ainda insiste em chamar uma pessoa de “macaco”, o Brasil está preste a receber um dos maiores eventos do mundo, a copa do mundo, deveríamos esta desnublados com a honra, mas um país que não respeita o seu povo, com suas diferenças, como pode receber diversas culturas menos conhecidas que as nossas, se pensa hoje muito em falar a língua inglesa, mas será que alem de aprender uma nova língua o necessário não seria o respeito, aceitação do novo que esta por vir.
Portanto, tirar o preconceito e o etnocentrismo de nossas vidas não é fácil, temos que nós esvaziarmos de toda bagagem que carregamos de intolerância, observar nas entre linhas o bom em uma cultura. Aceitar que o outro possa ensinar e que possamos aprender o novo, então