Diversidade
Psicologia
Elabora um pequeno ensaio no qual esclareças a seguinte ideia: " A diversidade individual é o cruzamento da diversidade genética, cultural e da história de vida".
Desde o nascimento, integrada numa comunidade, cada pessoa acumula um conjunto de experiências vividas com os outros: pais, irmãos, familiares, amigos, etc. Essas experiências, a que se atribui cada vez mais importância, marcam cada um de nós, tornando-nos únicos e distintos de todos os outros. Cada um tem uma história pessoal, que nos individualiza. Reconhecemo-nos como humanos, fazemos parte de uma cultura, de uma sociedade e temos uma história de vida que marca a nossa identidade. Somos seres dotados de uma diversidade cultural; sem a cultura, sem as possibilidades de desenvolvimento que nos proporciona crescer num contexto cultural particular, seríamos seres incompletos, inacabados. Nascemos, crescemos e vivemos em contextos socioculturais muito variados. É nestes que se desenvolve, em interacção uns com os outros e com os diferentes ambientes e situações a aprender, a capacidade de criar e de transformar, subjacente ao processo de adaptação.
Esta diversidade manifesta-se na originalidade e na pluralidade de identidades que caracterizam os grupos e as sociedades que compõem a humanidade. Fonte de intercâmbios de inovação e de criatividade, a diversidade cultural é tão necessária para o género humano como a diversidade biológica é para a natureza. Nesse sentido, constitui o património comum da humanidade e deve ser reconhecida e consolidada em benefício das gerações presentes e futuras.
A diversidade individual resulta do cruzamento da diversidade genética, cultural e da história de vida. Somos constituídos por um corpo com certas características, mas não determinados por uma biologia inscrita em nós. Somos seres que nos desenvolvemos em contextos socioculturais, que aprendemos uns com os outros. A cultura, tal como acontece relativamente às nossas