Diversidade
O número de diagonais de um polígono é dada a partir de um segmento de reta entre dois vértices não consecutivos do polígono.
Isso se da através da seguinte equação: P = , onde P é o número de diagonais do polígono e é o número de lados do mesmo.
2- Soma dos ângulos internos de um polígono.
Para calcular a soma de cada ângulo interno de um polígono é necessário dividir a soma dos ângulos internos pelo número de lados do polígono.
Isso pode ser feito a partir da seguinte equação: S = , onde o S é a soma dos ângulos internos e é o número de lados.
Demonstração de uma atividade para ser desenvolvida com turmas do Ensino Fundamental as quais serão divididas em grupos.
Agora vamos usar nossa criatividade e montar vários polígonos. Material a ser utilizado para nossa atividade:
Régua de 30 cm;
Isopor 30 cm X 30 cm;
Palitos de dentes;
Caneta;
Transferidor;
Atilho.
Agora vamos começar a montar. Primeiramente pegamos o isopor e a régua de 30 cm e faremos uma marcação de pontos com uma distância entre si de 1 cm x 1 cm essa marcação pode será feita com uma caneta, esse será o local onde colocaremos nossos palitos de dentes cravados no isopor para darmos seguimento a nossa atividade, mas para isso essa marcação dos pontos deve ser bem precisa. Feito isso vamos para segunda parte a qual foi mencionada acima colocaremos os palitos cravados em cima dos pontos anteriormente marcados. E agora com o atilho desenhamos os polígonos desejados e para confirmar o ângulo de cada vértice será colocado bem em cima do palito o nosso transferidor.
Proposta da atividade para turma.
Cada grupo poderá escolher o polígono que deseja desenhar desde que seja diferente do polígono do outro grupo.
1- Assim irão responder da maneira que acharem melhor as seguintes perguntas.
a) O nome do polígono escolhido?
b) Quantos lados possui este polígono?
c) Quantas diagonais partem de cada vértice deste polígono?
d) Qual o número de