diversidade social
Babies é um documentário que acompanha o inicio da vida de quatro bebes, de culturas sexos e povos distintos, uma menina japonesa, um menino mongólico, uma menina americana e um menino africano, desde o nascimento, o desenvolvimento da linguagem nos primeiros meses de vida até os primeiros passos.
Cabe ressaltar que a linguagem é primordial para o desenvolvimento interação dos indivíduos na sociedade, tornando-se muito importante para o desenvolvimento dos bebês nos primeiros meses de vida. Dessa forma as autoras Neder, Possari e Souza destacam que: A linguagem dos gestos, dos desenhos, dos balbucios, do choro, do cheiro, será, no inicio da vida das crianças, o meio que elas terão para interagir com o outro. (2008, p. 22).
É importante ressaltar que o documentário nos apresenta as diferenças na criação dos bebês, enquanto criança a japonesa e americana cresce e se desenvolve em um ambiente com muito conforto e higiene, na cidade cercada de recursos que a zona urbana é capaz de oferecer. A criança mongol tem sua criação no campo cercado de animais, e dispõem de um ambiente saudável para seu desenvolvimento físico e intelectual. E por fim a criança africana tem uma criação na tribo cercado de carinho e cuidados de acordo com as crenças de seu povo, vive no meio dos animais e livre na natureza, e as condições de higiene é bastante precária, brinca no meio de ossos de animais, exposto a qualquer tipo de doenças.
O documentário como já citado acima nos mostra a criação de quatro bebês de diferentes povos e culturas, mas independente do ambiente em que viviam, as crianças recebiam muito carinho e cuidados de suas mães e familiares e respondiam da mesma forma aos estímulos recebidos, ou seja, chorando ou sorrindo dependo da situação ao qual estava sendo expostas, destacando esses aspectos da natureza biológica do ser humano, todos somos iguais, nascemos, sorrimos e choramos,