Diversidade pluralidade
GUARULHOS
Objetivo: Produzir um livro com receitas das comidas feitas no período junino, como também desenvolver a leitura e a escrita.
2-Livros com as superstições.
Objetivo: Pesquisar as superstições mais utilizadas pelas pessoas ( mãe, pai, tia etc), e escrever sobre as histórias e sobre as superstições.Desenvolvendo o senso critico, a pesquisa e incentivando a escrita a partir da oralidade.
3-Livreto com informações sobre os fogos de Artifícios
Objetivo: Elaborar textos com informações de prevenção e segurança, sobre a utilização de fogos artificiais.
Seguem outras informações:
Projeto Junino:
De acordo com historiadores, esta festividade foi trazida para o Brasil pelos portugueses, ainda durante o período colonial (época em que o Brasil foi colonizado e governado por Portugal). Nesta época, havia uma grande influência de elementos culturais portugueses, chineses, espanhóis e franceses.
Da França veio a dança marcada, característica típica das danças nobres e que, no Brasil, influenciou muito as típicas quadrilhas. Já a tradição de soltar fogos de artifício veio da China, região de onde teria surgido a manipulação da pólvora para a fabricação de fogos. Da península Ibérica teria vindo a dança de fitas, muito comum em Portugal e na Espanha.
Todos estes elementos culturais foram, com o passar do tempo, misturando-se aos aspectos culturais dos brasileiros (indígenas, afro-brasileiros e imigrantes europeus) nas diversas regiões do país, tomando características particulares em cada uma delas.
Festas Juninas no Nordeste
Embora sejam comemoradas nos quatro cantos do Brasil, na região Nordeste as festas ganham uma grande expressão. O mês de junho é o momento de se fazer homenagens aos três santos católicos: São João, São Pedro e Santo Antônio. Como é uma região onde a seca é um problema grave, os nordestinos aproveitam as