DIVERSIDADE NO ESPAÇO EDUCATIVO
RONEI GRIEBELER
A DIVERSIDADE NO ESPAÇO EDUCATIVO
2011
INTRODUÇÃO
“Quem somos nós, quem é cada um de nós, senão uma combinatória de experiências, de informações, de leituras, de imaginações?
Cada vida é uma enciclopédia, uma biblioteca, um inventário de objetos, uma amostragem de estilos, onde tudo pode ser continuamente remexido e reordenado de todas as maneiras possíveis.” (ITALO CALVINO).
É necessário reconhecer o homem como sendo um sujeito histórico, com capacidade para inserir-se na realidade histórica de maneira crítica e atuante, construindo-se junto ao outro, de forma coletiva. O que expressa à necessidade de uma participação mais ativa no processo de reestruturação das relações sociais, visando construir uma sociedade mais justa, democrática e plural, onde as diferenças possam se expressar como direito a cidadania.
As diferenças estão explícitas na sociedade e torna-se urgentemente necessário re-aprender a conviver com toda a diversidade que está ao nosso redor. E quando as pessoas conseguirem serem tolerantes umas com as outras, aceitando suas limitações, reconhecendo o direito de que cada indivíduo tem de ser diferente, seja em termos culturais, físicos, étnicos, econômicos, religiosos, sexuais, mentais ou outro qualquer, será possível vivermos numa sociedade inclusiva. Quando a pessoa está e sente-se incluída, ela terá mais chances de vencer na vida, pois terá mais oportunidades para alcançar seus objetivos. Nesse sentido, MANTOAN afirma que: “uma sociedade justa, que dê oportunidade para todos, sem qualquer tipo de discriminação, começa na escola.”
A DIVERSIDADE NO ESPAÇO EDUCATIVO
“Temos direito de ser iguais quando a diferença não inferioriza e direito de ser diferentes quando a igualdade nos descaracteriza.” (SANTOS)
Para aprender a lidar com a diferença, com a diversidade é necessário em