Diversidade Linguística
Resumo: Este artigo é esboço de um projeto a ser desenvolvido pela Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS. A metodologia utilizada consiste em leitura e aplicação de questionários e entrevistas com os alunos da Rede Pública, buscando os resultados que sugerem que o motivo de alguma discriminação na sala de aula se dá pelo motivo de alunos e alguns professores não percebem ainda a enorme diversidade linguística em nosso país. Neste sentido, muitos professores tradicionais discriminam seus alunos porque, segundo eles, os alunos não sabem o Português. Na verdade, esses profissionais não percebem a diversidade linguística do Brasil.
Palavras-Chave: preconceito linguístico; variação linguística.
Resumem: Este artículo es un esbozo de uno proyecto desarrollado por la Universidad Federal de la Frontera Sur - UFFS. La metodología consiste en cuestionarios y entrevistas con estudiantes de la red pública, com la busca de resultados que sugieren por qué algunos tienen discriminación en el aula es a través de los estudiantes de la razón y algunos maestros todavía no se dan cuenta de la enorme diversidad linguística en nuestro país. En este sentido, muchos maestros tradicionales discriminan a los estudiantes, ya que, según ellos, los estudiantes no saben portugués. De hecho, estos profesionales no se dan cuenta de la diversidad lingüística del país.
Palabras-Chave: prejuicio lingüístico; variación lingüística.
_______________
¹ Acadêmica do Curso de Letras da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS; bruna.cittadella@hotmail.com
² Docente do Curso de Letras da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS; nubiarech@uol.com
1. Introdução
A língua de um povo constitui-se como um dos seus bens mais preciosos. É na língua que se apresentam refletidas as representações e construções de uma sociedade. É pela língua que se dão as relações de poder e