diversidade etnico cultural
I - a civilização europeia pôde ter maior contato com povos que até então desconhecia.
II - a civilização europeia pôde saber de práticas religiosas, hábitos cotidianos e comportamentos sociais completamente diversos dos seus.
III - comparar o Homem europeu com os novos povos que iam sendo dominados permitiu interpretá-los de forma relativista, ou seja, como se estivessem em distintos estágios de um mesmo processo: a evolução.
Estão corretas as frases:
a. I e II. b. I, apenas. c. I e III. d. II, apenas. e. II e III.
A respeito do difusionismo que se desenvolveu, é correto afirmar que:
I – deu-se como uma violenta resposta aos pressupostos teóricos do evolucionismo.
II – segundo seus pressupostos, traços de personalidade seriam determinados biologicamente e transmitidos hereditariamente.
III - data do início do séc. XX a comunicação das posturas mais radicais dessa corrente.
Estão corretas as frases:
a. I, apenas. b. I e III. c. II, apenas. d. III, apenas. e. II e III. .
Com relação ao papel do funcionalismo na determinação das mudanças mais significativas para a determinação do fracasso explicativo do evolucionismo, podemos citar:
a. a adoção de valores europeus na análise valorativa de povos não-europeus, para demarcar sua posição num processo evolutivo linear e etapista cujo objetivo seria alcançar o estágio de civilização, tendo como força motriz o progresso. b. sua defesa pela universalização de valores culturais, não a relativização. c. a pressuposição de que “estruturas universais” estariam por trás de todas as ações humanas, dando forma às culturas em suas mais variadas manifestações.