Diversidade Espacial
Rio Grande do Sul
Introdução: Este trabalho tem como objeto mostrar o que é a diversidade espacial e como ela está presente até os dias de hoje. Como ela influenciou para que o estado do Rio Grande do Sul tenha tomado certos rumos.
Diversidade Espacial: É a fragmentação e o isolamento das unidades de paisagens, tamanhos, e disposição espacial dos maiores fragmentos florestais em estágio médio e avançado de sucessão, cursos d’água intercepitados e densidades de estrada.
No Rio Grande do Sul, os elementos da natureza , principalmente, o relevo, a vegetação e o solo, criaram paisagens naturais diferente. Na Campanha, a natureza e os acontecimentos históricos contribuíram para o surgimento da pecuária. Já no Planalto, os fatores naturais e históricos contribuiram para que fossem ocupados com base na agricultura. Mas elas ainda provocaram algumas consequenciêncas:
Na Campanha, a pecuária extensiva exige pouca mão-de-obra, baixas densidades demograficase reduzido mercado consumidor. Densidades populacionais baixas e comércio reduzidonão favoracem a formção de muitas cidades e dificultam o desenvolvimento de indústria, o que significa que não desenvolve o mercado
No Planalto, a policultura em pequenas propriedades, eatá relaciona a altas densidades demográficas, maior número de consumidores, comércio intenso, surgimento de povoados e cidades, estimulam as indústrias e geram empregos, gerando mais desenvolvimento economico.
Além dessas duas porções de espaço, há numa singularidade maior e menor como resultado de particularidades da formação socioespacial, é o caso da capital. Conduzida por seu progrsso histórico-social á situação de eaço fortemente urbanizado e industralizado. Essa combinação de fatores ou agentes do mesmo processo fez do litoral a região mais pobre do estado.
- Uma divisão administrativa: Foi dividido em pequenas unidades