Diversidade dos seres vivos 2012
1) Explique sucintamente cada um desses itens (5 pontos)
1. Invasão do ambiente terrestre
A conquista do ambiente terrestre foi acompanhada por adaptações que se tornaram soluções de problemas da sobrevivência.
Problemas Soluções
Desidratação Surgimento da Epiderme, Súber e Ritidoma
Sustentação Caule, Raiz: Colênquima e Esclerênquima
Nutrição Vasos condutores, Raízes, Folha
Reprodução Esporângios e Flores
Respiração Estômatos, Senticelas e Pneumatóforos
2. Origem do sexo
Na origem do sexo, a maior parte da reprodução era assexuada, de forma a aumentar a espécie e defender a sobrevivência. A reprodução assexuada é qualquer tipo de reprodução que não tenha meiose e fertilização. Um ancestral produzia seus descendentes como clones aumentando a possibilidade de mutações maléficas da espécie. No âmbito da biologia, os membros da maior parte das espécies de seres vivos do domínio Eucariota estão divididos em duas ou mais categorias chamadas de sexos. Estas categorias se referem a grupos complementares que podem combinar o respectivo material genético – normalmente o DNA – através da conjugação. Este processo é chamado de reprodução sexuada, união de material genético, de forma a diminuir as mutações maléficas, os evolucionista acreditavam e propagaram esta forma de reprodução sexuada como a mais benéfica, mesmo o com fator negativo de desperdício de energia.
3. Datação radioativa
A descoberta da radioatividade foi no século XIX, usada para medir a idade terrestre. O método absoluto ou datação radioativa é um método de grande precisão que se utiliza dos princípios físicos da radioatividade para determinar a idade dos minerais com precisão, e determinando a idade dos minerais chega-se a idade terrestre. Esse método se baseia no decaimento dos elementos radioativos encontrados nos minerais terrestres e extraterrestres. Assim a idade terrestre foi determinada por átomos de urânio que se decompuseram em átomos de