diversidade cultural
Desde que surgiu a reforma educacional em 1996, através da lei n.9394/96 abriram-se inúmeras possibilidades de mudanças na escola. Levando em conta a função social da educação, no valor de formação do cidadão, na importância de efetivar o aprendiz na cidadania, para a cidadania, veio à necessidade das escolas se planejarem para que tudo isto começassem a acontecer da maneira correta. Cada escola afinal tem os seus sonhos seus planos, objetivos, aspirações, metas, ideais que deseja para ela e para a comunidade a qual esta inserida. Assim surgiu o Projeto Político Pedagógico, com a finalidade de juntar nele todos estes projetos de melhorias e os meios para alcança-los. Segundo CELSO VASCONCELLOS (2002, p, 169), o projeto político-pedagógico pode ser entendido como:
A sistematização, nunca definitiva, de um processo de planejamento participativo, que se aperfeiçoa e se concretiza na caminhada, que define claramente o tipo de ação educativa que se quer realizar. É um instrumento teórico-metodológico para a intervenção e mudança da realidade. É o elemento de organização e integração da atividade prática da instituição neste processo de transformação.
O Projeto Político Pedagógico surgiu da necessidade de trabalhar projetos, mas esse projeto não poderia estar "solto" teria que ser uma decisão tomada em conjunto por todos os integrantes da escola e comunidade, todos são considerados responsáveis para que aconteça o bom êxito do PPP. Ele surgiu na década de 90 e aos poucos todas as escolas estão se estruturando e aprendendo,como elabora-lo. Segundo VASCONCELLOS (1995, p, 143), o Projeto Político Pedagógico:
... É um instrumento teórico-metodológico que visa ajudar a enfrentar os desafios do cotidiano da escola, só que de uma forma refletida, consciente, sistematizada, orgânica e, o que é essencial, participativa.
E quem deve