diversidade cultural religiosa
Alunas: Beatriz Rodrigues, Juliana dos Santos e Pâmela Fonseca.
Disciplina: Psicologia da Educação.
Professora: Leda.
Diversidade Sociocultural Religiosa.
Intolerância Religiosa: Intolerância religiosa é o desconforto resultante da não aceitação das convicções religiosas de outro, respeito pelas opções dos outros, pondo em causa a sua liberdade de escolha, dignidade e consequentemente responsabilidade como ser humano racional e sensível á transcendência.
A humanidade resulta de um longo processo histórico, onde a nação politica, histórica, linguística e religiosa confundiam-se.
Hoje, tais pressupostos estão ultrapassados, pois, a consequência da intolerância religiosa ou sociocultural teve nefastos, justificando atos bárbaros, desumanos ou irracionais, pondo em causa os padrões civilizados até então alcançados.
Dados históricos:
1. O cristianismo é a maior religião do mundo, com cerca de 2.106.962.000 de seguidores e se baseia na vida e nos ensinamentos de Jesus de Nazaré.
2. A principal religião do Brasil, desde o século XVI, tem sido o catolicismo Romano. Ela e introduzida por missionários jesuítas que acompanham os exploradores colonizadores portugueses nas terras do país recém descoberto.
O Brasil e considerado o maior pais do mundo em numero de católicos nominais, como 64% da população brasileira declarando-se católica de acordo com o censo do IBGE 2010.
3. O Hinduísmo e considerada a terceira maior religião com maior número de fieis e, mas velha do mundo. Dados Estatísticos:
Direitos Humanos: O estado Brasileiro é laico. Isso significa que ele não deve ter, e não tem religião. Tem sim, o deve de garantir a liberdade religiosa diz o artigo 5° inciso VI da constituição: “E inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício de cultos religiosos e garantida, na forma de lei, a proteção aos religiosos é um dos