diversidade celular
Objetivo: verificação da diversidade entre os vários organismos vivos.
Desenvolvimento:
Organismos observados:
Protozoários
Tecido epidérmico e estômatos
Células da mucosa
Células da alga laurência
Ciclose em elódea
Células de cebola
Fungo pluricelular
Materiais usados:
Microscópio
Lamina e lamínula
Corante azul de metileno
Água
Preparação a Fresco:
Foi utilizada a técnica de raspagem, no qual se pega uma lamina e pinga na mesma duas gotas de água no centro, em seguida, foi utilizado um instrumento estéril para raspar a mucosa da boca, então pega-se o instrumento e o esfrega nas gotas de água, para depois colocar a lamínula.
Logo em seguida, observando no microscópio óptico com a lente objetiva de 10X, as células da mucosa apresentaram um aspecto diferente;
Depois utilizou-se de uma técnica chamada difusão, no qual pegou-se o corante azul de metileno na célula de mucosa, já retirada com a preparação a fresco, e colocou-se 1 pingo em volta da lamínula;
Depois disso, observou-se no microscópio óptico que ficou mais nítido de observar as células, podendo ver partes que antes não apareceram.
Representação das células da mucosa oral colorida com o corante azul de metileno.
Logo após a técnica de preparação a fresco, observamos outros organismos.
Trapoeraba roxa: Foi observada a parte abaxial da planta, que contém o pigmento ficocianina. Observamos os estômatos, onde ocorre a troca de água e dióxido de carbono.
Ciclose em elódea: Essas plantas são do grupo das angiospermas, e no microscópio óptico é possível observar os cloroplastos e o processo da ciclose.
Células da cebola: As paredes celulares da cebola, como as de outras plantas, são rígidas. A celulose presente nelas formam tijolos bem definidos que possuem a aparência de uma parede.
Fungo pluricelular: No fungo rizópodes, que cresce no pão, observamos o