Diversidade Celular
Células são estruturas vivas que no seu conjunto estabelecem relações e divisão de trabalho, promovendo então o funcionamento dos tecidos e órgãos, as células porém apresentam memória estrutural, ou seja, apesar de representar uma infinitésima parte do todo em alguns organismos multicelulares, a célula faz parte de um todo integrado, o organismo. Os seres multicelulares são constituídos através de conjuntos de células distintas, onde cada uma é responsável por uma série de atividades. Os diferentes tipos celulares que compõem um organismo fazem com que os órgãos e tecidos desempenhem funções distintas e integradas. Um organismo pode apresentar muitos tipos celulares como células arredondadas, alongadas, em forma de colunas entre outras, sendo que a forma dessas células está relacionada com a função que desempenham, nos diferentes tecidos.
OBJETIVOS
Analisar a estrutura e os componentes celulares de organismos determinados e células tais como plantas aquáticas(Elodea), células epiteliais e protistas, além de perceber a biodiversidade terrestre e sua importância para a manutenção dos sistemas biogeoquímicos.
MATERIAL E MÉTODOS
Materiais Utilizados
- Lâmina
- Pipeta de Pasteur
- Água
- Corante Azul de Metileno
- Lamínula
- Microscópio Óptico Binocular
- Espátula
Procedimento Experimental
Primeiramente pegou-se uma folha de Elodea e colocando-a sobre a lâmina juntamente com uma gota d'água, e inseriu-se posteriormente a lamínula. O material foi observado. Logo após raspou-se com a espátula a mucosa bucal, colocando o material obtido sobre uma gota de azul de metileno em lâmina e cobriu-se com a lamínula. Observou-se as células epiteliais. Depois disso, observou-se preparações “a fresco” de leveduras e protistas. Finalmente, foram observadas preparações “a fresco” de algas no aumento de 40x.
RESULTADOS
Esquema da Elodea – Planta aquática (Aumento 40x)
Ao se ajustar o parafuso micrométrico em