Diversas matérias
R: Valores pessoais justifica suas opções entre o que é bom ou mau, certo ou errado, bonito ou feio, adequado ou inadequado, melhor ou pior. Valores organizacionais formam sistemas que explicam o grau de importância atribuída a conceitos como liberdade, honestidade, igualdade, repeito.
2. Quais são as relações entre os processos de socialização e o contrato psicológico?
R: O processo de socialização é para influenciar as pessoas recém-chegadas na empresa, com intuito de adaptá-las a realidade, os valores, as regras, afim que seu desempenho possa ser visto pelos seus superiores. Porém esse funcionário exigira da organização o que diz a respeito as suas necessidades básicas, ou seja, ambos os lados tem seus valores e trabalham juntos como se estivessem cumprindo um contrato. Já o contrato psicologico é instituída uma relação entre funcionário e organização, onde é proposto os deveres da organização com o funcionário e vise-versa. Porém, pode-se pressumir que não existe na formal e que as expectativas esta presente entre os funcionários.
3. O que é ideologia e qual sua função básica na construção da cultura organizacional?
R: A ideologia é a dimensão justificadora da cultura, ao representar a instância que se encontra orientada para o estabelecimento e a defesa dos padrões de valores e de crenças de determinado agrupamento social. Sua função é criar a uniformidade ou similaridade de valores.
4. Quais são as relações entre os conceitos de valores, atitudes e percepções?
R: Valores são conceitos amplos e abrangentes, enquanto as atitudes mais específicas. Percepção compreende-se como o processo de selecionar, organizar e interpretar os dados sensoriais, modificando-os em representações mentais do mundo.
5. O que deve ser considerado nos processos de gestão de mudança organizacional?
R: A mudança organizacional pode significar desde uma