ditadura
Ditadura Militar na América Latina
Manaus/Am
Outubro/2014
Nome:
Ditadura Militar na América Latina
Trabalho solicitado pelo Prof. Ronny, Da matéria de Geografia, Para obtenção de nota, No 4° bimestre.
Manaus/Am
Outubro/2014
Introdução
É interessante como na América latina houve tantos golpes militares e, que muitos não sabem é que os Estados Unidos era quem comandava por trás de tudo. Veremos aqui alguns fatos sobre esse período.
Desenvolvimento
Ditaturas da América Latina
A ascensão e a queda dos governos militares
A América Latina viveu como num jogo de War do fim da Segunda Guerra até a década de 80. Para evitar revoluções comunistas, os Estados Unidos apoiaram militares contra a democracia em mais da metade das nações. Esses governos duraram pouco mais que três décadas e marcaram para sempre o destino de países como o Brasil.
1954 - Guatemala e Paraguai
A primeira intervenção direta dos Estados Unidos no continente derruba Jacobo Arbenz, presidente da Guatemala. Em 11 de julho, o chefe do Estado-Maior do Paraguai, general Alfredo Stroessner, comanda um golpe contra o presidente Federico Chávez e assume o poder. Até o fim do ano, 13 das 20 nações da América Latina são dominadas por militares.
1962 - Argentina
Em fevereiro, militares argentinos depõem Arturo Frondizi, presidente desde 1958. É apenas mais um golpe na Argentina, que teve depostos todos os seus presidentes desde Perón, que assumiu em 1946, a Isabelita Perón, em 1976.
1964 - Brasil
Na madrugada de 31 de março, um golpe militar derruba o presidente João Goulart. O governo não reagiu, assim como os grupos que lhe davam apoio. Em 15 de abril, o general Humberto de Alencar Castelo Branco assume a presidência.
1968 - Peru
Uma junta militar liderada pelo general Juan Velasco Alvarado instala-se no poder ao depor o líder Belaunde Terry. O primeiro ato de Alvarado foi polêmico e