Ditadura e SESO
DITADURA E SERVIÇO SOCIAL Uma análise do serviço social no Brasil pós-64
Aluno: Wallace Dias Barreto, Fernanda Fernandes, Nicéia Santos, Andreza Lira.
Professora: Márcia Regina Botão.
Niterói/3°Semestre-2013
WALLACE DIAS BARRETO, FERNANDA FERNANDES, ANDREZA LIRA, NICÉIA SANTOS.
Trabalho apresentado para avaliação da disciplina de, Fundamentos histórico Metodológico do Serviço social II ,do curso de Serviço Social ,do turno da Noite ,da Universidade Fluminense Federal ,ministrado pela professora Márcia Botão.
Niterói/3°semestre-2013 BIBLIOGRAFIA
NETTO, José Paulo. Ditadura e Serviço social: Uma análise do Serviço Social no Brasil pós-64. (8h)
NETTO, José Paulo. A construção do projeto ético-politico do Serviço Social frente á crise contemporânea. In: Capacitação em Serviço Social e Política Social – Modulo I. Brasília: CFESS/ABEPSS, 1999.
Conclusão
A partir da década de 80, o Serviço social surge marcando com um processo de ruptura com o conservadorismo que era presente na profissão, durante este processo de ruptura, a profissão passa a reconhecer a pluralidade teórico-metodológico existente, e passa a utilizar orientações marxistas, para construção do projeto ético-político da profissão. Esta nova fase do Serviço social busca estabelecer novas bases para compreender seu passado histórico, sua prática na sociedade dividida por classes, na sua relação com o Estado, sua posição referente as demandas sociais, situando-se na divisão sociotécnica do trabalho. O serviço social enfrentou questões sobre Políticas Sociais, especialmente na implantação de políticas publicas nas áreas de seguridade