ditadura pontos negativos
Figueiredo falava em abertura política.
• Em 1979 , foi decretada a Lei da Anistia. O governo perdeoou as pessoas que tinham sido presas , torturadas e mortas por motivos políticos. Assim , os presos políticos foram soltos. Os exilados puderam voltar ao Brasil.Entretanto , a lei de anistia também inocentava os indivíduos envolvidos na represão. Ou seja ,quem tivesse matado e torturado estava livre de qualquer acusação. Além disso , os funcionários públicos anistiados (professores , juízes , cientistas, militares etc...) dependiam de autorização especial do general presidente para serem reintegrados a seus antigos cargos.
• toda ditadura militar em qualquer país é ruim.
Eu penso e repenso e não encontro nenhum ponto positivo para concordar com essa tomada de Poder à força.
Os conservadores chamam de Revolução, eu chamo de Golpe Militar, pois destituir um presidente eleito legitimamente pelo povo e montar uma Junta, um triunvirato militar que o país não pediu é dose, chê.
Este golpe foi financiado pelos EUA que temiam as idéias "comunistas' de Jango, como por exemplo, a Reforma Agrária.
A ditadura não permitia eleições diretas, nomeava prefeitos, governadores e presidentes, chamados biônicos, e o povo tinha que se submeter ao que eles queriam e ao que os EUA achavam bom para o Brasil, naquela época, o quintal deles.
A tortura de presos políticos tornou-se rotina em qualquer delegacia ou cadeia.
Um tio meu foi preso e apanhou muito no Doi-Codi ou Casa da Vovó, como era chamada pelos policiais que lá trabalhavam.
Vieram especialistas dos EUA para dar aula sobre tortura aos policiais brasileiros, e as cobaias eram os presos políticos, chê.
Pessoas desapareciam sem nenhuma explicação, e quando os parentes iam às delegacias pedir notícias de desaparecidos eram recebidos com gozações e cinismo.
O direito de expressão foi calado à força.
A imprensa toda ficou sob censura, a ponto de jornais de grande circulação como a Folha,O