Ditadura no brasil
16/09/2010 - Igor
INTRODUÇÃO
O trabalho que será apresentado terá como principal motivos, mostrar como foi a ditadura se ela trouxe benefícios para nosso país.
Por ser de grande ser de grande curiosidade conhecer quais as consequências dessa maneira de governo.
Também com o que foi dito este trabalho terá o objetivo de mostrar os jovens qual a história de seu país, como a corrupção já existia há muito tempo.
DITADURA NO BRASIL
DITADURA MILITAR NO BRASIL
O golpe militar de 1964
O Golpe Militar de 1964 no Brasil, aconteceu exatamente em 31 de março de 1964, o golpe militar interrompeu o governo do presidente João Belchior Marques Goulart, também conhecido como Jango, que havia sido eleito democraticamente, aí começava a ditadura.
Principais consequências:
Os soldados armados de fuzis prendiam milhares de pessoas: dirigentes populares, intelectuais, políticos democratas. A UNE foi proibida e seu prédio, incendiado. A CGT, fechada. Sindicatos invadidos à bala. Nas escolas e universidades, professores e alunos progressistas expulsos. Os jornais foram ocupados por censores e muitos jornalistas postos na cadeia. A ordem era calar a boca de qualquer oposição.
Os políticos que não concordaram com o golpe, geralmente do PTB, tiveram seus mandatos cassados. Ou seja, perderam seus direitos políticos por dez anos. O primeiro cassado inimigo número um do regime, foi Luís Carlos Prestes. O segundo foi o ex-presidente João Goulart. Depois, veio uma lista de milhares de pessoas que foram demitidas de empregos públicos, presas, perseguidas, arruinadas em sua vida particular. Juscelino e Jânio também perderam seus direitos, para que não tentassem nenhuma aventura engraçadinha na política.
Para espionar a vida de todos os cidadãos, foi criado em 1964 o SNI (Serviço Nacional de Informações). Havia agentes secretos do SNI em quase todos os cantos: escolas, redações de jornais, sindicatos, universidades, estações de televisão.