Ditadura Militar
Jornal - O Estado de São Paulo.
Este artigo tem como objetivo analisar o papel da censura nos meios de comunicação impressos no contexto da Ditadura Militar, especificamente, no jornal O Estado de São Paulo, nos anos de 1972 a 1975.
1. Introdução
Esse fichamento, faz uma abordagem do período da ditadura militar, dando enfoque na censura, que se estabeleceu na época nos meios de comunicação, especificamente a imprensa escrita. Entre anos de 1972 a 1975 que se caracterizaram como o momento mais radical do regime militar. 2. A Ditadura Militar
O período da ditadura militar durou cerca de 20 anos. Iniciou se como um golpe de estado no dia 31 de março de 1964, foi marcado por um forte sistema centralista e autoritário, rompendo com o regime democrático, além da cassação dos direitos de quem se opunha ao regime e a violação de liberdades individuais.
O regime militar se instaurou a partir da alegação de que o então presidente João Goulart, seria uma ameaça ‘’comunista’’ , e estaria articulando com seus aliados um golpe comunista. Tais acusações surgiram a partir da situação do país naquele momento, como por exemplo: a crise econômica e as propostas de Goulart, tanto para resolver a crise,quanto para por em prática às reformas de base (salarial, agrária, bancaria fiscal, eleitoral e urbana). Os militares utilizaram-se então dessas alegações como justificativa para instalar o regime militar.
Com a cassação de membros da oposição, os apoiadores do golpe tornaram-se maioria no Parlamento, que afirmou como próximo presidente o marechal Humberto de Alencar Castello Branco. Ele por sua vez, implementou uma política recessiva, com o seu Plano de Ação Econômica, cuja principal meta era conter a inflação. Para isso, cortou os gastos públicos e aumentou impostos.
3. A CENSURA NOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO
‘’Um dos marcos da ditadura foi a censura imposta pelo regime de exceção.
Em um primeiro momento, entre