DITADURA MILITAR
INSTITUTO DE DIREITO
CURSO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS
CAMPUS PARAISO
DITADURA MILITAR:
OS 50 ANOS
DAISY DA SILVA CAMPOS – C058HA0 RONAN ANTONIO BORGES-C130966
ABRIL/2014
DAISY DA SILVA CAMPOS-C058HA0
RONAN ANTONIO BORGES-C130966
A DITADURA MILITAR: OS 50 ANOS
Trabalho Integrado de Direito apresentado ao Instituto de Ciências Jurídicas da Universidade Paulista, como requisito para a aprovação na disciplina de Interpretação e Produção de Textos.
Professora Orientadora: Cibeli Mara Dugaich
ABRIL/2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho é expor os episódios marcantes de uma época em que o povo não podia opinar em assuntos políticos, pois se o fizessem seriam presos, torturados, perseguidos e por fim mortos – A Ditadura Militar.
Dessa forma é possível expressar de maneira sucinta e objetiva os principais fatores que levaram o povo de um país a lutar por seus direitos em meio a repressão militar.
1 INICIO DA DITADURA MILITAR NO BRASIL
A crise teve inicio em 1961, quando o então Presidente da Republica Jânio Quadros renunciou ao cargo, e seu vice João Goulart (conhecido popularmente Jango) assume a Presidência em um clima político tenso.
Em 31 de março de 1964, Jango deixou o país, se refugiando no Uruguai, para evitar uma guerra civil, pois as tropas de Minas Gerais e de São Paulo saíram ás ruas. Com a renuncia de Jango, os militares finalmente tomam o poder, marcando assim o inicio da Ditadura Militar.
Foram 21 anos de opressão. A população era submetida a um sistema marcado pela falta de direitos constitucionais, censura, perseguição política e repressão. Brasileiros e brasileiras foram presos, interrogados e torturados, alguns não agüentavam aos métodos aplicados pelos militares e acabavam falecendo.
Hoje 50 anos após o golpe, nada foi