Ditadura militar
DECRETO LEI Nº 869/69- Inclusão da matéria EMC (Educação e Moral e Cívica).
Essa matéria foi inclusa como matéria obrigatória na escolas de todos os graus e modalidades dos sistemas de ensino do país com o objetivo de introduzir na mente das crianças e adolescentes, à obediência, passividade, ordem, fé, “liberdade com responsabilidade” e patriotismo.
CENSURA
O Decreto-Lei nº 1.077, de 21 de janeiro de 1970 instituiu a censura prévia
O teatro e a música popular também estavam na mira da Divisão de Censura
Alguns artistas usavam a própria música para protestar contra a censura. Algumas destas músicas ganharam um caráter histórico dentro do movimento da MPB. Por outro lado, algumas canções eram censuradas apenas por não condizer com os valores morais da época. Outros artistas censurados durante a ditadura militar (1964-1985): Caetano Veloso, Chico Buarque, Elis Regina, Gilberto Gil, Kid Abelha, Milton Nascimento, Raul Seixas.
Além da intervenção para alterar o conteúdo dos programas, a censura também podia utilizar métodos mais radicais. A exibição de uma novela podia ser simplesmente proibida, como aconteceu com a primeira versão de "Roque Santeiro"
A desobediência às regras do governo podia resultar em outras consequências, como o afastamento ou a demissão de funcionários.
MOVIMENTOS SOCIAIS O movimento social que mais se destacou no período do regime foi o DIRETAS JÁ. O Diretas Já foi um movimento a favor de eleições diretas e foi lançada em 1983 pelo então senador Teotônio Vilela e contou com apoio de diversos políticos da época e também com o apoio de vários artistas, jogadores de futebol, cantores e religiosos.
DITADURA E O FUTEBOL O futebol foi afetado diretamente pela ditadura militar. Em vários aspectos que chegam até a envergonhar as conquistas. O exemplo mais claro foi o tricampeonato mundial.
A intervenção de Médici já começou em