DITADURA MILITAR
Ditadura Militar no Brasil
Manaus-AM
2013
Aluna: Eliana Nascimento da Cunha nº: 42
Série: 2ª ano 01 Turno: Vespertino
Ditadura Militar no Brasil e em outros países da América Latina.
Trabalho solicitado pela professora
Fabíola, referente à disciplina de
Espanhol para obtenção de nota
Parcial no 2ª bimestre.
Manaus-AM
2013
Introdução
Neste trabalho contém assuntos sobre a Ditadura Militar. Podemos definir a Ditadura Militar como sendo o período da política brasileira em que os militares governaram o Brasil. Esta época vai de 1964 a 1985. Caracterizou-se pela falta de democracia, supressão de direitos constitucionais, censura e perseguição política e repressão aos que eram contra o regime. Segundo especialistas, foi um regime político que se edificou a partir da uma aliança entre o exército brasileiro, a burguesia nacional e a burguesia estrangeira, principalmente dos EUA, que possuía interesses óbvios nesta região. Para uma melhor compreensão desse fato histórico ocorrido no Brasil faz-se necessário contextualizá-lo no período da Guerra fria, em que EUA e URSS hegemonizaram o poder mundial. EUA e URSS foram às superpotências do período e o mundo todo passou a orbitar em torno desses dois países.
Manaus-AM
2013
A Ditadura Militar
Ditadura militar é uma forma de governo cujos poderes políticos são controlados por militares. O significado de ditadura se refere a qualquer regime de governo em que todos os poderes estão sob autoridade de um indivíduo ou de um grupo. No caso de uma ditadura formada por militares, estes chegam ao poder quase sempre através de um golpe de Estado.
Um golpe de Estado liderado por militares significa que um governo legítimo é derrubado com o apoio de forças de segurança. Algumas ditaduras militares que não conseguem apoio popular são marcadas pela crueldade e