Ditadura militar
POLITICA/IDEOLOGICA: politicamente o país vivia a insegurança que se alastrava por todo globo da AMEAÇA COMUNISTA. Estavmos vivendo os anos 60, plena GUERRA FRIA, aonde as forças do mercado capitalista disputavam espaço ferozmente contra a ameaça vermelha comunista. Como grandes representantes os EUA x URSS. O Brasil passou a alinhar-se ideologicamente com os EUA, iniciando uma projeto de perseguição aos comunistas e de repressão a ideias contra o sistema militar. Assim sendo, os militares conseguiram o APOIO DA CLASSE MEDIA que em geral eram contra as ideias comunistas.
ECONOMICA: o Brasil vivia uma forte crise economica, sendo considerado uma nação pouco confiavel para investimento, com alta divida externa (visto governo de JK e a construção de Brasilia), assim gerando uma INFLAÇÃO ALTISSIMA. Essa crise fez com que uma boa parcela da população ficasse insatisfeita com o sistemema democratico vigente, assim os militares aproveitaram essa insatisfação para fazer o seu golpe/revolução e assumir o poder. O governo militar aproveitando a conjuntura internacional, conseguiu reerguer a economia brasileira. Esse periodo foi conhecido como o MILAGRE ECONOMICO BRASILEIRO - algo que o nosso presidente diz alcançar, mas nem de perto chega. Esse milagre AUMENTOU O PODER DE CONSUMO da população, ganhando forte apoio.Outro setor de grande melhora foi a INDUSTRIALIZAÇÃO, que subiu em alta escala.
CULTURAL: no entanto, apesar de ter como grandes apoioadores a CLASSE MEDIA, o governo militar tinha opositores, geralmente jovens estudantes ou partidarios esquedistas. Podemos dizer que para GRANDE MAIORIA DA POPULAÇÃO o governo militar foi positivo, pois o consumo aumentou, as oportunidades de emprego aumentarm, a segurança era perfeita, enfim, as condições de vida eram melhores, no entanto os direitos de expressao foram restritos por um periodo, e condenado a tortura e morte em caso de