ditadura militar
A ditadura militar no Brasil: processo, sentido e desdobramentos.
Cesar Mangolin de Barros
RESUMO: o objetivo do texto é expor o processo que leva ao golpe militar e à implantação da ditadura militar no Brasil (1964-1985), além de procurar tratar do seu “sentido” político e dos seus desdobramentos econômicos, particularmente com relação a expansão da intervenção estatal na economia, sua relação com o capital estrangeiro.
PALAVRAS-CHAVE: ditadura militar; desenvolvimento capitalista; Estado.
INTRODUÇÃO
A ditadura militar brasileira é objeto de inúmeras pesquisas e publicações. Dentre elas, sobressaem as que centram seu caráter repressivo, expondo as razões, o aparato e os métodos utilizados no período para fazer calar qualquer voz opositora. A censura, as torturas, os assassinatos figuram como resultados mais escabrosos desse período nebuloso.
Em menor número, e menos atraentes, são as publicações que procuram pensar o processo que leva à vitória o golpe, entender seu sentido e, principalmente, os impactos políticos e econômicos do período ditatorial brasileiro. Neste
texto1,
procuramos
indicar
determinadas
tendências
do
desenvolvimento capitalista brasileiro na fase que precede ao golpe,
1
Este texto, com alterações diversas para os fins desta publicação, é uma versão resumida do capítulo II da nossa dissertação de mestrado, intitulada “Ensino superior e sociedade brasileira: análise histórica e sociológica da expansão do ensino superior (décadas de 1960/70)”. Está disponível em: http://ibict.metodista.br/tedeSimplificado/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1198. 2
compreender seu sentido e também apontar características determinantes da política econômica dos anos iniciais da ditadura.
1. TRAÇOS ESSENCIAIS DO DESENVOLVIMENTO DO CAPITALISMO
NO BRASIL.
É notória a instabilidade política da república brasileira. A contar da
Revolução de 1930 até 1964 temos seis golpes de Estado (1930, 1937,