Ditadura Militar
Os militares brasileiros, com respaldo político e econômico das forças da UDN, lideradas por Carlos Lacerda, passaram a modelar um movimento para remover Jango do poder.
Operação Brother Sam
No dia 28 de maio começa a arquitetar entre os meios militares e políticos a retirada de Jango da presidência da República. Os EUA através da operação Brother Sam irá apoiar o golpe militar Brasileiro. A operação americana "Brother Sam" objetivava abastecer com combustível e armas os militares golpistas. O porta-aviões americano USS Forrestal (CVA-59) e destróieres foram enviados à costa brasileira e ficaram próximos do Porto de Vitória (ES) e serviriam de apoio militar às tropas golpistas caso tropas legalistas decidissem resistir ao golpe. O golpe estava marcado para ser dado no dia 4 de abril.
O GOLPE
Em 31 de março de 1964 o general Olímpio Mourão Filho resolveu intempestivamente partir com suas tropas para o Rio de Janeiro às três horas da manhã. Este ato, segundo os jornais, foi considerado impulsivo pelo Marechal Humberto de Alencar Castello Branco
Generais se volta contra Jango
Em seguida à marcha de Olímpio Mourão Filho, o general Âncora havia