ditadura militar
Transgênicos
Oscar
Thainã
Natan
Diego
Cauan
Matheus Soares
Luiz Felipe
Victor
SUMÁRIO
introdução
Atualmente é comum ler ou ouvir as expressões "alimento modificado geneticamente", "manipulação genética" e "transgênicos", que vêm causando muitas dúvidas, divergências de opiniões e gerando enormes polêmicas entre as comunidades científicas, órgãos governamentais e ambientalistas.
É fundamental que a sociedade conheça o significado destes termos e esteja por dentro das discussões atuais para poder adotar um posicionamento e decidir se deve ou não consumir alimentos transgênicos, que também são chamados os produtos originários de organismos geneticamente modificados (identificados pela sigla OGM).
Transgênicos
O que são os transgênicos?
Espécies cuja constituição genética foi alterada artificialmente e convertida a uma forma que não existe na natureza. Os cientistas adicionam o gene de um vegetal, animal, bactéria ou vírus e, assim, dão novas características à espécie modificada. A modificação genética é feita para que o organismo obtenha características diferentes das suas, como melhora nutricional em alimentos ou para tornar uma planta mais resistente a pragas.
Quais são os alimentos transgênicos?
A variedade de produtos transgênicos é ampla. Soja, milho, algodão, canela, mandioca, inhame, batata-doce, tabaco, arroz, tomate e trigo são algumas das culturas beneficiadas.
Para que servem?
Plantas resistentes a herbicidas permitem que o veneno seja aplicado e apenas as pragas morram, sem prejuízo para a plantação. Também há espécies que receberam genes de um bacilo e ficaram resistentes a insetos. A tecnologia tem outras aplicações na agricultura, como a produção de alimentos mais nutritivos ou resistentes ao clima, ainda não tão exploradas.
Por que são importantes?
Podem amplificar a produtividade e melhorar os