ditadura militar
Em geral, o regime ditatorial é conseqüência de um processo de convulsão social profundo, provocado por uma situação revolucionaria ou guerra. Quase sempre a ditadura é imposta por um movimento militar contra as estruturas do poder anteriormente estabelecido, o que caracteriza um golpe de estado.
Nem sempre o regime ditatorial não se instala por meio de golpe militar e sim de golpe de estado político, como ocorreu, por exemplo, na ditadura nazista imposta por Hitler na Alemanha e na ditadura fascista de Mussolini na Itália.
No Brasil, o primeiro regime ditatorial instaurou-se pela revolução de 1930, sob chefia de Getulio Vargas, pode ser dividido em dois períodos. No primeiro, que se prolongou até 1937, o regime Vargas admitiu formalidades democráticas e ampliou o direito de voto as mulheres. O segundo começou com um golpe institucional dado pelo próprio Vargas e se caracterizou pela adoção de comportamento típicos da ditadura. Por diversos motivos, como o movimento pela democratização que entusiasmou os países vencedores da segunda guerra mundial. A ditadura de Vargas caiu em 1945, quando foram convocadas eleições livres.
Seguiu- se então uma fase de pratica política democrática que se estendeu ate 1964, apesar da ameaça de golpes militares para evitar a posse do presidente Juscelino Kubitschek em 1955 e do vice-presidente João Goulart em 1961. Condições internas e a pressão internacional anticomunista levaram ao golpe que derrubou Goulart e inaugurou uma série de cinco governos