Ditadura militar no serviço social no Brasil
Foi durante o período militar que a profissão sofreu alterações significativas, sendo caracterizado como um Processo de Renovação do Serviço Social. Esse processo estabeleceu uma relação de mudança, continuidade e de intenção de ruptura com o Serviço Social tradicional, sendo caracterizado pluricausal e ainda marcado pelo viés da heterogeneidade.
2) 9. Quem foi o principal protagonista desta vertente e quais foram os principais espaços de afirmação das ideias do grupo?
O principal protagonista foi o Estado Ditatorial – na ditadura militar. Segundo eles, requisitavam um profissional dócil e subalterno, que pudesse se situar apenas como simples executor das políticas sociais, exercendo o controle e adaptação da classe trabalhadora às condições de exploração.
3) 10. Qual a corrente de pensamento que influenciou a referida vertente e quais as principais ideias construídas pelo grupo?
A corrente de pensamento era a Positivista. O grupo apresentou a ideia de que poderia ser aplicado um método científico às atividades profissionais, buscando legitimar a profissão como ciência; propôs duas categorias básicas para nortear a ação profissional: diagnóstico e intervenção planejada; recortou como objeto de intervenção do Serviço Social as situações problemas e pontuou que é possível atacá-las através da relação que o profissional estabelece com os clientes.
4) 1. Qual o referencial teórico assumido pela segunda vertente que compôs o processo de renovação do Serviço Social no Brasil e quais as ideias construídas por este grupo sobre o Serviço Social?
O referencial teórico assumido foi o da Reatualização do conservadorismo, tendo como ideias uma interpretação fenomenológica através de fenômenos que tiveram uma continuidade com o passado profissional; citam o contexto dos assistentes sociais