ditadura 50 anos
Trabalho de geografia
31/03/2014
Índice.
1. Dedicatória.
2. Capitão Sergio Macaco.
Capitão Sergio Macaco, um brasileiro inesquecível.
Um homem capaz de tudo pela sua moral e étnica.
Sergio Ribeiro Miranda de Carvalho mais conhecido como capitão Sergio Macaco pelos seus companheiros da aeronáutica. Capitão Sergio Macaco era conhecido e admirado por onde passava, sua missão era com vidas e o seu chamado para salvamento, era isso que ele amava fazer e era isso que fazia.
Capitão Sergio já fez varias ações humanitárias e na época da ditadura não foi diferente. Aos 37 anos, Sérgio Macaco já tinha seis mil horas de voo e 900 saltos em missões humanitárias, de resgate e socorro em geral. Todavia o tipo de tarefa que lhe seria proposta ali pelos oficiais não era nem um pouco digna ou solidária.·.
Capitão Sergio devia subordinação de comando ao brigadeiro Mario Padriorio de Lucena que chefia a subdiretoria de proteção ao voo e o Major Brigadeiro Itamar Rocha que era o diretor geral de rotas aéreas.
No dia 12 de junho de 1968 capitão Sergio Macaco foi chamado ao gabinete do ministro, pelo brigadeiro João Paulo Burnier que era chefe do gabinete do ministro da aeronáutica, a quem ele não tinha uma subordinação de comando.
Nesse dia que ele foi chamado foi lhe apresentado uma solução simplista para acabar com o comunismo, segundo Burnier caberia a eles queimar etapas históricas, como o PARASAR tinha grande poder de fogo naquela época (pois o PARASAR utilizava de pequenos explosivos para abrir caminho e agilizar o processo de salvamento) o brigadeiro achava que conduzindo uma escalada terrorista, utilizando de pequenas cargas na citbank e na embaixada americana com alguns mortos, mas também pedirão que o Capitão Sérgio macaco instruísse ribeirão das lajes e o gasômetro em horário de rush onde muitas pessoas morreria e tudo isso cairia nas costas dos comunistas desde os primeiros pequenos ataques até essa