disucurso
A Sociedade Filarmónica União Católica da Serra da Ribeirinha foi fundada a 29 de Junho de 1904, tendo como Padroeiro, São Pedro. No entanto só muitos anos depois da sua fundação, é que procedeu à inauguração da sua sede, mais propriamente em 21 de Janeiro de 1965.
Comemora o seu aniversário no dia 8 de Dezembro de cada ano, tendo comemorado este ano 110 anos de existência.
A sua ação tem sido marcada pela realização de diversas danças populares, bailinhos de carnaval tradicionais da ilha Terceira e comédias, movimentando nestes acontecimentos centenas de pessoas.
As suas atuações têm sido realizadas pelas diversas freguesias da ilha Terceira, outras ilhas dos Açores e pelos Estados Unidos da América e Canadá. Os seus Órgãos Sociais são compostos pela Mesa da Assembleia Geral, pela Direção e pelo Conselho Fiscal.
Em nome de toda a direção da Filarmónica União Católica da Serra da Ribeirinha e de toda a sua filarmónica, venho por este meio agradecer o convite que nos permitiu estarmos aqui hoje, diante de vós e a tocar para vós, pois são estes eventos que levam a cultura musical mais longe e dinamizam a nossa freguesia.
São ideias como esta que nos fazem trabalhar com gosto e orgulho, pois a maior parte das bandas musicais da nossa ilha, englobando-nos a nós mesmos, ensaiam todas as semanas de cada mês para tocarem maioritariamente num período de 3 meses, sendo estes os meses de verão nas conhecidas coroações, pezinhos, procissões entre outras tradicionais festas conhecidas por todos nós.
Havendo estas iniciativas é muito bom para todas as bandas musicais, pois deste modo existe com maior frequência atuações durante todo o ano, o que nos satisfaz bastante, pois podemos por em prática, não só no verão, tudo aquilo que ensaiamos ao longo do ano.
Como podem ver, o nosso amigo Domingos Brasil já não está a reger a nossa filarmónica, após cerca de 20 anos de paciência, ensinamento, sabedoria e amizade sentiu que era a hora de se recolher e