Distúrbios hormonais
Para estabelecer e manter o bem-estar do ser humano, é muito importante que haja em seu organismo o necessário equilíbrio hormonal. Vale dizer que os hormônios são substâncias produzidas por glândulas que exercem atividades sobre uma ou mais partes do corpo. Poderíamos comparar o perfeito funcionamento corporal a uma orquestra. Nela, assim como no corpo de cada pessoa, deve existir o entrosamento e a afinação para que o resultado musical tenha qualidade.
No entanto, há momentos em que esse equilíbrio hormonal não acontece. Ocorre, então, um distúrbio. Boa parte da população é afetada por essa disfunção hormonal. A incidência, porém, é maior nas mulheres. No lado feminino, ocorrem situações geralmente relacionadas à função menstrual e às perturbações de ordem psíquicas. No lado masculino, as condições de perturbação incluem sintomas como desânimo, cansaço, acne, excesso de peso etc.
A ocorrência dessas alterações não tem tempo cronológico determinado, ou seja, pode manifestar-se na infância, adolescência ou mesmo na idade adulta. Por isso, é muito importante que haja um monitoramento. O desenvolvimento da criança, por exemplo, deve ser bem acompanhado. Assim, caso seja necessário um tratamento, ele acontecerá no momento certo, evitando consequências mais sérias. É importante mencionar também que o fator estresse é uma das variáveis causais que interagem com os fatores biológicos.
O excesso crônico de hormônio tireoideano (tireotoxicose) provoca alterações bioquímicas e fisiológicas muito marcantes no âmbito emocional. O estresse emocional também é importante desencadeador de diabetes. E ainda acelera a evolução da doença, levando à depressão imunológica do organismo. Desta forma, o corpo responde mal aos mecanismos de adaptação e diminui a resposta do paciente às infecções.
A tensão pré-menstrual (TPM), por sua vez, provoca sintomas físicos e psicológicos que acometem cerca de 30% das mulheres até duas semanas antes da menstruação.