Distúrbios do sono
1. Introdução
A princípio o sono deveria ser algo reparador para que pudéssemos restabelecer nossas energias e estar preparados para o próximo dia. Porém para muitas pessoas o sono se torna muitas vezes mais estressante e cansativo do que a própria rotina do dia a dia. Este trabalho se trata de alguns dos principais distúrbios do sono, seus sintomas, suas causas e tratamentos.
Existe uma enorme variedade de transtornos relacionados ao sono, porém se fossemos falar sobre cada um destes transtornos, o trabalho acabaria por ficar muito extenso. Por esse motivo, optamos por falar sobre os distúrbios mais freqüentes.
Antes de falarmos propriamente sobre os distúrbios, é necessário dar a definição do que é um sono normal, para que o entendimento possa ser facilitado. O sono normal se divide em duas etapas: o sono não REM e o sono REM. O sono não REM é um sono que apresenta freqüência cerebral mais baixa. É um sono menos profundo. Já o sono REM (sigla em Inglês para Rapid Eyes Moviments), é um sono mais profundo, caracterizado pelo movimento rápido dos olhos e relaxamento muscular total. É também a fase onde ocorrem os sonhos.
2. Desenvolvimento
Os distúrbios do sono são todas as dificuldades relacionadas ao sono, incluindo a dificuldade de adormecer ou de permanecer adormecido, dormir em momentos inapropriados, tempo total de sono em excesso ou comportamentos anormais relacionados ao sono. Diversas causas podem afetar o sono normal.
A principal manifestação de um problema crônico de sono é a sonolência diurna exagerada. As primeiras manifestações dos distúrbios do sono são as alterações do humor e as alterações de memória e capacidades mentais (cognitivas), como aprendizado, raciocínio e pensamento.
Mais de 100 distúrbios do sono e do despertar já foram identificados. De uma forma menos científica os distúrbios podem ser divididos em quatro grandes grupos:
a. Dificuldades de adormecer ou permanecer dormindo
Insônia: Caracteriza-se