Distúrbios de fluxo vascular
Edema
Refere-se a um acúmulo anormal de líquido no espaço intersticial. É constituído de uma solução aquosa de sais e proteínas do plasma e sua composição varia conforme a causa do edema. Quando o líquido se acumula no corpo inteiro diz-se que é um edema generalizado.
O edema pode ser classificado também como: Linfedema e Mixedema.
Linfedema é uma tumefação de algum órgão do corpo, decorrente da perturbação ou obstrução na circulação linfática.
Mixedema é uma desordem de pele e tecidos causada geralmente por um hipotireoidismo severo prolongado. Nesta desordem ocorre a destruição do parênquima tireoidiano. Ocorre cinco vezes mais freqüente nas mulheres do que nos homens. Ocorre edema nas pálpebras formando "bolsas" sob os olhos.
Edema localizado: São edemas que comprometem um território do organismo ou órgão. Resultam de distúrbios locais.
Edema generalizado: Edema generalizado é quando se espalha por todo o corpo. Pode ocorrer também no abdômen (ascite) no pulmão (edema pulmonar ou derrame pleural).
Por ocasião de qualquer tipo de edema, em qualquer localização, sua presença faz diminuir a velocidade da circulação do sangue, assim prejudicando a nutrição e a eficiência dos tecidos. Hiperemia: é um aumento da quantidade de sangue circulante num determinado local, ocasionado pelo aumento do número de vasos sanguíneos funcionais.
É dividida em: Hiperemia ativa e Hiperemia passiva.
Hiperemia ativa: Aumento da vermelhidão (eritema) na área afetada. A dilatação arteriolar e arterial dá-se por mecanismos neurogênicos simpáticos e liberação de substâncias vasoativas.
Hiperemia passiva: Possui uma coloração azul-avermelhada intensificada nas áreas afetadas, de acordo com o acúmulo de sangue venoso. Esta coloração aumenta quando há um aumento da concentração de hemoglobina não-oxigenada no sangue (Ex: cianose).
Hemorragia ou sangramento é a perda de sangue do sistema circulatório. A resposta