Distúrbios Alimentares
Os Distúrbios alimentares são as doenças mentais que causam distúrbios sérios na dieta diária de uma pessoa. Eles são responsáveis pelos maiores índices de mortalidade entre todos os tipos de transtornos mentais, ocasionando a morte em mais de 10% dos pacientes.
A grande maioria - mais de 90% - daqueles que sofrem de transtornos alimentares são mulheres adolescentes e jovens. Uma das razões pelas quais mulheres dessa faixa etária são mais vulneráveis a esses transtornos é a tendência de fazerem regimes rigorosos para obterem a silhueta "ideal".
Os distúrbios alimentares manifestam-se, predominantemente, na forma de anorexia e da bulimia.
ANOREXIA Anorexia nervosa é um distúrbio alimentar resultado da preocupação exagerada com o peso corporal. A pessoa que possui tal doença se olha no espelho e, embora magra, se enxerga obesa, o que a leva a tomar medidas para evitar ganhar peso. O jejum é amplamente utilizado, porém outras formas incluem exagero na atividade física, indução de vômito, e ingestão de laxantes e diuréticos. Como a percepção corporal da pessoa se encontra alterada, a prática dessas medidas continua ocorrendo mesmo que a pessoa esteja claramente abaixo do peso normal, pois a imagem que a pessoa tem de si mesma nunca é satisfatória. A causa da anorexia é multifatorial, ou seja, diversos fatores estão envolvidos para que alguém desenvolva a doença. Os principais fatores causadores da anorexia nervosa são: fatores biológicos, como circuitos cerebrais menos adaptados ao estresse e circuitos de percepção corporal alterados; fatores psicológicos, como traumas de infância, separações, perdas e baixa auto-estima; fatores socioculturais, como exigência de corpos extremamente magros, divulgados constantemente nos círculos sociais e pela mídia.
A anorexia se manifesta principalmente em mulheres, embora sua incidência esteja aumentando também em homens. O grupo das adolescentes é afetado em grande escala, devido à grande