Disturbios de Aprendizagem
São Paulo
2015
DISTÚRBIOS DE APRENDIZAGEM
Trabalho da disciplina de Psicologia da Educação II do curso de Pedagogia - Licenciatura Plena - (Docente:)
São Paulo
2015
Introdução
Os problemas de aprendizagem escolar são um transtorno referido com frequência como obstáculo para o desenvolvimento normal.
Os transtornos de aprendizagem são problemas neurológicos que afetam a capacidade do cérebro para entender, recordar ou comunicar informações, maximizados por uma série de comportamentos, também de base neurológica.
Entretanto, nem todos os problemas que afetam crianças em escola podem ser diagnosticados como transtorno. Os Problemas Gerais de Aprendizagem podem se manifestar de muitas maneiras, comprometendo diversas áreas, inclusive a cognitiva e social (Schoen-Ferreira, Alves, Aznar-Farias, 2004).
Ao avaliar-se a criança com suspeita de dificuldades de aprendizagem, é essencial efetuar uma avaliação cognitiva.
Essa inclusão justifica-se, pois, o insucesso em aprender, embora seja multideterminado, pode estar vinculado a dificuldades na área cognitiva da criança, identificadas no modo como a criança busca, armazena, processa e utiliza informações para resolver questões e problemas relativos à aprendizagem.
Foi feita uma pesquisa teoria e prática sobre os seguintes distúrbios de Aprendizagem na Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II: Dislexia, Disortografia, Disgrafia, TDAH, Discalculia, Dislalia.
O que é Distúrbio de Aprendizagem?
Diversos autores, a partir de suas pesquisas, procuram esclarecer os pontos divergentes na literatura em relação às alterações na aprendizagem escolar e, por conta dos seus enfoques (pedagógico ou clínico), têm-se as variações na conceituação e caracterização dos mesmos no processo de ensino-aprendizagem.
De acordo com Ciasca, o distúrbio de aprendizagem é considerado como:
Sendo uma disfunção do SNC, relacionada a uma falha no processo de aquisição ou do