Disturbios Alimentares na Adolescencia
RESUMO
Este artigo discute os fatores responsáveis pelas causas dos distúrbios alimentares na adolescência. Por meio de uma revisão não sistemática de literatura, a partir de estudos nacionais e internacionais sobre o tema, foi possível identificar alguns fatores de risco que têm levado os adolescentes a desenvolverem tais distúrbios. Os distúrbios alimentares são encontrados em todas as faixas etárias, no entanto o maior número está registrado em adolescentes. Existem muitas causas para os distúrbios alimentares, tais como: a auto-estima baixa, irritabilidade, isolamento, tristeza e queda no rendimento escolar, esses e outros fatores são bastante comuns em adolescentes. Quando esses fatores estão associados à uma má alimentação, seja ela de recusa ou da compulsão, deve-se ficar atento, pois são os primeiros sinais dos transtornos alimentares.
Método: realizou-se um estudo quantitativo, onde participaram 5 adolescentes do sexo feminino, residentes da cidade de Brejo do Cruz-PB. O instrumento pra coletas de dados foi uma entrevista semi estruturada aplicada com adolescentes que já superou os distúrbios em questão.
Resultados: 100% dos sujeitos afirmam que já sofreram de bulimia nervosa, 80% responderam que o motivo no qual levou a desenvolver tal distúrbio foi a preocupação com a aparência física; 100% foram alertados pela família e amigos sobre a perda de peso excessiva e alguns comportamentos relacionados; 20% sofreram recaídas; 80% não aceitaram de imediato que estavam sofrendo destes transtornos; 100% recorreram aos psicólogo em seu tratamento.
Considerações finais: É perceptível a importância desse tipo de trabalho como forma de difundir informações para pessoas, que no caso, são as maiores vítimas da temática em questão.
Palavras-chave: distúrbios alimentares, adolescência, desenvolvimento.
INTRODUÇÃO
A adolescência é considerada um momento de profundas transformações, desde a relação do jovem com o seu