disturbio de aprendizagem
1.1 LÍNGUA, LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO
Comunicação é a transmissão de experiências, idéias, conhecimentos, necessidades, sentimentos.
A linguagem humana é um instrumento de comunicação que se compõe predominantemente de símbolos, alguns presentes em todas as línguas.
A língua de uma comunidade é construída de elementos: fonemas, palavras, regras de combinação nem sempre conhecidas totalmente por todos os indivíduos, o que confere a cada ser um grau de competência para falar, para se comunicar. É através da língua que um povo toma conhecimento e expressa sua cultura, seja na forma oral ou escrita. O desenvolvimento de competência da fala depende tanto de condições orgânicas como de estimulação ambiental.
A linguagem amplia muito o conhecimento do mundo, mas não de forma imediata, pois a criança terá que reconstruir os conhecimentos do mundo o que deverá durar até o fim da adolescência.
Durante sua longa etapa de desenvolvimento, o indivíduo conseguirá organizar e dar sentido ao mundo e ás próprias ações. Desde pequena, a criança está em contato com a vida social e se interessa com ela. Aquele indivíduo que interage no meio recebendo informações, expressando suas emoções, desenvolve maior facilidade de comunicação com o adulto, é mais estimulado. Quanto maior a constância de estímulos, maior a facilidade da criança, pois ela aprende com a regularidade, que também é organizadora, ou seja, o mundo é percebido inicialmente por uma sucessão de estímulos, que para serem entendidos devem ser organizados, compreendidos em suas transformações, encontrada constância que permite entender o mundo e prever acontecimentos.
A linguagem também é uma forma de conhecimento. A linguagem deve ser entendida na sua relação dialética com o saber: ela é saber, é produzida pelo saber, produz saber, faz entender e recria o saber ininterruptamente. Deve ser considerada como fenômeno social de interação verbal em suas formas orais e