Disturbio alimentar
Caracterizam-se por uma grave perturbação do comportamento alimentar. Podem ter início gradual e os sintomas podem permanecer estáveis durante anos. Há várias circunstâncias em que os sintomas se avolumam até um estado de crise.
ANOREXIA – é o comportamento de recusa da pessoa em se alimentar, por se considerar gorda, apesar de estar bem abaixo do peso. A causa da anorexia é desconhecida pelos médicos, pesquisadores acreditam que seja uma combinação de fatores hormonais, sociais e psicológicos.
BULIMIA – se caracteriza por episódios recorrentes de comer grandes quantidades de comida em um curto período de tempo, seguidos pelo uso de estratégias inadequadas de evitar o aumento de peso como auto-indução do vômito, uso de laxantes e diuréticos e prática de exercícios vigorosos.
OBESIDADE – significa estar, no mínimo, 20% acima do peso ideal, tomando por base os parâmetros de altura, idade e estrutura corporal. Existe uma série de fatores ligados à obesidade: genéticos, pré-natais, ambientais, psicológicos e hereditários.
SINTOMAS DO DISTÚRBIOS ALIMENTARES:
■ Alteração rápida, radical e persistente dos hábitos alimentares; ■ Hábitos alimentares inadequados para a faixa etária; ■ Aceitação de uma variedade muito pequena de alimentos; ■ Resistência a compartilhar refeições; ■ Déficit no crescimento ( peso e altura).
TRATAMENTO: Pode ser difícil, e normalmente requer um conjunto de medidas que envolvem educação nutricional, medicação e psicoterapia.Essas psicoterapias estão disponíveis sob diversas formas, incluindo a familiar e a grupal.
OBSERVAÇÕES:
DIFERENÇAS ENTRE BULIMIA E ANOREXIA :
ANOREXIA:
SINTOMAS:
Preocupação exagerada